VI Semana Literária Mauro Villela

VI Semana Literária Mauro Villela

Do dia 7 ao 11 de novembro aconteceu a VI Semana Mauro Villela, evento organizado pela equipe da Biblioteca do CSA, que tem como principal objetivo o incentivo à leitura e à promoção do conhecimento.

89Neste ano, a semana proporcionou uma reflexão com o tema “O inverso da criação: reduza, reutilize, recicle e repense”.  Durante os dias, os alunos prepararam exposições, atividades, jogos, apresentações teatrais, painéis literários e encontros com escritores. Os pais também estiveram presentes em várias atividades, prestigiando os alunos e conhecendo seus trabalhos.

O nome da semana é uma homenagem a um ex-professor que fez parte da primeira turma de professores que inaugurou o Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte. Mauro Vilella lecionou até o início da década de 90 e era carinhosamente conhecido como “Fichinha”. Foi escritor, tradutor, compositor, poeta e grande admirador dos livros.

Essa edição da Semana Mauro Villela foi um sucesso! Confira tudo que aconteceu:

Segunda-feira, 7 de novembro

Para abrir a semana em grande estilo, a banda O Caso, composta por ex-alunos, tocou músicas autorais nos intervalos, animando todos que estavam presentes. Nesse dia, houve também apresentação teatral dos alunos do 2º Ano G, com as peças inspiradas em mitologias gregas “A Caixa de Pandora” e “O Sonho de Ícaro”. As crianças vestiram-se com figurinos especiais e atuaram como verdadeiros profissionais para pais e alunos presentes.

Apresentação da Banda O Caso.

Teatro A Caixa de Pandora.

Teatro O Sonho de Ícaro

Terça-feira, 8 de novembro

Na terça-feira, várias atividades animaram a Semana Mauro Villela. Houve exposição literária no Coleginho, com alguns trabalhos produzidos pelos alunos aberta aos pais e familiares.

opp-3

Exposição literária

Já as turmas do 7º Ano de Ensino Religioso realizaram os Jogos Temáticos. Divididos em grupos, os alunos praticaram a criatividade e produziram jogos com os temas estudados nas aulas. A professora Sandra Resende afirma que é uma forma lúdica para os alunos praticarem o que foi aprendido e garante que é puro sucesso.

Alunos participando dos Jogos Temáticos

Os alunos do 9º Ano de Ensino Religioso, para dar continuidade ao que foi estudo em sala de aula, ouviram o relato da escritora Normalina Viana, que morava no município de Bento Rodrigues quando a barragem da mineradora Samarco rompeu. A autora dividiu com eles a vivência e as dores da perda e apresentou-os ao seu livro “Tragédia da Barragem da Samarco”. Foi um momento de reflexão e aprendizado.

opp-1

Lançamento do Livro: Tragédia da Barragem da Samarco

Ainda na terça-feira, o 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental assistiram à peça teatral O Rei do Lixo, que, de forma criativa e divertida, reflete sobre a reciclagem e a preservação do meio ambiente. Os alunos adoraram!

opp

Teatro O Rei do Lixo

Quarta-feira, dia 9 de novembro

Esse foi o primeiro dia de apresentações do 5º Ano, com o Teatro da Família Real Portuguesa no Brasil, no qual os alunos mostram o contexto desse momento marcante na história do país. Com toques de humor e simpatia, os alunos apresentaram a peça aos pais e foram ovacionados.

aasp

Teatro da Família Real Portuguesa no Brasil

Quinta-feira, dia 10 de novembro

Apresentações de violão, flauta e violino marcaram os intervalos do turno da manhã e da tarde.

rrrre

Instrumentos tomam conta do intervalo do CSA

Já no Coleginho, várias editoras estiveram presentes em uma feira de livros. Na ocasião, a aluna Bruna Santana, de 9 anos, lançou o seu primeiro livro “Esse é meu coração”. Nele, a pequena escritora reúne poemas de própria autoria e já faz sucesso entre os colegas.

lkj

Aluna Bruna lança o seu livro “Esse é meu coração”

Sexta-feira, dia 11 de novembro

No último dia da semana, a Formigas Cia. de Teatro apresentou nos intervalos a peça “Recicle Airlines” com as palhaças Gabriola e Saracura.  A peça abordou, entre brincadeiras e muita interatividade, umas das temáticas do projeto deste ano “Este Lixo é seu? ”. Trabalhando também com teatro de objetos, o grupo traz a proposta de ressignificação, com o intuito de se repensar, reutilizar e reaproveitar materiais diversos.

lkjhgfdsa

Formigas Cia. de Teatro também esteve presente