Alunos do CSA Avançado participam de seminário na PUC Minas

Alunos do CSA Avançado participam de seminário na PUC Minas

Com o tema “Análise espacial e geotecnologia”, os alunos expandiram conhecimento e debateram aspectos relevantes a seu objeto de estudo

Na quinta-feira, 3 de maio, os alunos integrantes do curso do CSA Avançado “Aplicabilidade Da Cartografia e do Geoprocessamento na Análise Espacial da Agricultura Urbana em Belo Horizonte e Região Metropolitana”, participaram da 16° Edição do Seminário Cláudio Peres.

O seminário é organizado pelo Departamento de Geografia da PUC Minas, e, nesta edição, propôs discutir o tema “Análise Espacial e Geotecnologia”.

tela22

De acordo com a aluna Júlia Rodrigues Koole, as discussões apresentadas proporcionaram uma visão interna dos processos de projeção e construção de minas, cruzando os saberes nas áreas da geotecnologia e da questão ambiental.

“Foi uma experiência intimamente relacionada à proposta do nosso CSA Avançado. Também nos introduziu e expandiu nossas perspectivas sobre o uso de mapeamento via satélite, planejamento de uso da terra, inserindo uma visão política sobre o contexto de mineração no Brasil”, afirma.

Sobre a parte técnica e física da Geografia, foram apresentados aos alunos mapas, meios de pesquisa, as etapas da pesquisa de instalação, o cuidado, a compensação e o acompanhamento ecológicos e sociais, bem como os processos de extração da Magnesita. Já no campo político, os alunos puderam conhecer um pouco sobre a burocracia envolvida ao longo das atividades das minas, sobre casos específicos de desastres e seus efeitos colaterais, principalmente a solução do desastre de Mariana, e o caso de risco de uma barragem da CSN.

Leia sobre o CSA Avançado.