Cordel no CSA

Cordel no CSA

IMG_0839No Colégio Santo Antônio, acontece a V Semana Mauro Villela. O principal objetivo é o incentivo à leitura e a promoção do conhecimento. São diversas as atividades desenvolvidas durante a semana, tais como jograis, apresentações musicais, criação de painéis literários, exposições, contação de estórias e bate-papo com autores.

O cordel também tem espaço. Até sexta-feira, os alunos do Coleginho têm a oportunidade de conversar com a autora Simone de Pádua Thomáz. Simone, além de escritora, é professora de Física do Colejão e coordenadora de Ciências do Coleginho e foi ela que escreveu o livro “Cordel da terra e do céu”, publicado pela Editora Lê.

O livro aborda a maneira como os povos imaginaram a forma da Terra ao longo da História, começando pelos fenícios, até chegar ao nosso planeta visto do espaço. Para ajustar a narrativa poética às regras do cordel, foi convidado um dos mais famosos autores do gênero do país, Fábio Sombra. A conceituada ilustradora Florence Breton também é parceira de Simone na obra.

O interessante do bate-papo com os alunos reside no fato de a professora Simone apresentar o livro usando o cordel e, além disso, ensinado a fazer cordel. Simone iniciou dessa maneira:

Vou logo me apresentando:

O meu nome é Simone,

Que significa a que ouve!

E antes que alguém me questione

Sobre como me achar

Posso dar meu telefone…

Gosto de contar histórias,

Mas também de escutar.

Então, quem vai responder

O que eu vou perguntar:

Como é que um Cordel

A gente pode inventar?

Veja o que o renomado físico, astrônomo e escritor brasileiro Marcelo Gleiser, professor de Física, Filosofia Natural e Astronomia do Darthmouth College (EUA), escreve sobre o livro. Este texto se encontra na 4ª capa do livro:

Quem não gosta de uma boa estória? Imagina então quando essa estória não é só estória mas história, uma das mais empolgantes que temos para contar, a busca da humanidade para compreender os céus, a Terra, o universo.

Basta olhar para um céu estrelado que nos vem uma emoção ao mesmo tempo íntima e estranha: Que luzes todas são essas, piscando na distância? E por quê algumas não piscam, e parecem vagar pelo espaço com intenção própria? E se existem tantas luzes no céu, quem somos nós, aqui num planeta tão pequeno? Será que outras criaturas lá longe estão se perguntando as mesmas coisas?

Difícil não se emocionar por essas questões. Certamente, toda criança as conhece bem e quer saber mais, muitas vezes para o desespero dos pais, que se esqueceram de se maravilhar com o mistério da noite e do dia.

Eis, então, que surge este belíssimo livro, misto de poesia, sabedoria, e beleza gráfica, para informar ao mesmo tempo que encanta. Quem lê-lo, pais e filhos juntos de preferência, olhará para os céus de forma diferente, e pensará sobre a vida de forma diferente. E, quem sabe, não será um desses leitores o próximo grande desbravador de mistérios, que escreverá mais uma página dessa história?

Marcelo Gleiser

Hanover, 23 de Abril, 2015

A partir do bate-papo, as crianças do colégio, especialmente o 5º ano, são incentivadas a escrever estórias sob a forma de cordel.