CSA no Vale 2019 – Destino Itinga

CSA no Vale 2019 – Destino Itinga

O quarto ano do projeto teve como grande novidade a cidade de Itinga, no Vale do Jequitinhonha

Durante os dias 13 a 21 de julho, 26 alunos do Colégio Santo Antônio foram ao município de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, região situada no Nordeste do estado de Minas Gerais, que há anos vem carregando os problemas decorrentes da seca e da miséria.

Antes da viagem, os participantes do projeto realizaram uma campanha de arrecadação no Colégio Santo Antônio que mobilizou pais, alunos e educadores na missão de conseguir diversas contribuições, desde materiais de higiene pessoal até roupas e cestas básicas. Com isso, foi possível ajudar os moradores conforme suas necessidades. Contudo, os envolvidos nessa viagem não levaram apenas bens materiais, mas seu tempo, atenção e carinho.

Ao longo da semana, os alunos puderam conhecer o local e um pouco da realidade dos moradores da comunidade, que compartilharam experiências e muitas histórias de vida.

Nas horas vagas, os alunos organizaram atividades especiais, como o “Chá com Poesia”, no qual artistas locais puderam apresentar suas obras e rimas. Nesse evento, houve também a declamação de um poema escrito pelos alunos do Colégio Santo Antônio.

As crianças da região também foram acolhidas com recreação e muito carinho. Teve músicas, aulas de dança, minicinema, teatro, brincadeiras de rua e até pinturas corporais.

“Itinga superou nossas expectativas e esperamos que possamos voltar a essa cidade, com gente tão bela e acolhedora”, conta a aluna Rafaela Antunes.

O “CSA no Vale” é um projeto que leva um grupo de alunos e educadores do Colégio Santo Antônio a comunidades carentes do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Conheça mais sobre as edições anteriores:

CSA no Vale 2016.

CSA no Vale 2017.