Palestra sobre Navegação Segura

Palestra sobre Navegação Segura

No dia 22 de junho, no Teatro Frei Hilário, aconteceu a palestra “Navegação Segura”, ministrada pela Dra. Christianne Cotrim Bensoussan, Promotora de Justiça e Coordenadora do Coeciber, a Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos.

mp-01

Dra. Christianne Cotrim Bensoussan

O evento, organizado pelo Setor de Psicologia do Colégio Santo Antônio, foi voltado para pais, professores e convidados.

Segundo as psicólogas, a discussão sobre esse tema é muito oportuna, pois crianças e adolescentes estão constantemente conectadas e sujeitas à exposição e a crimes cibernéticos. Nesse contexto, a orientação quanto aos riscos do espaço virtual e ao melhor aproveitamento da internet é fundamental.

A palestrante compartilhou exemplos de crimes abordados pelo Ministério Público e deu orientações aos pais sobre como é importante o acompanhamento dos filhos no mundo virtual.

Alunos do 6º ano também recebem orientações do Ministério Público

No dia 13 de junho, houve palestra semelhante voltada aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental do turno da manhã. Nesse dia, a palestra foi ministrada pelo Sargento Nairo, representante do Ministério Público.

Sargento Nairo

O Sargento Nairo deu dicas de como navegar na internet de maneira segura como, por exemplo, fazer uma senha com grau de segurança elevada e como fazer backup dos arquivos particulares.

Com exemplos reais de situações que vivenciaram no Ministério Público, Sargento Nairo mostrou investigações que levaram à prisão de hackers, assim como situações em que adolescentes se deixaram facilmente ser enganados e marcaram encontros com pessoas desconhecidas. A palestra teve um tom informal e deixou os alunos bem à vontade, uma vez que a linguagem foi voltada ao público.

Os alunos vibraram quando viram “memes” e jogos que estão familiarizados. Dessa forma, aprenderam de forma lúdica maneiras seguras de estarem conectados.

Observação: para os alunos do 6º ano do turno da tarde, a palestra será em agosto, de acordo com a disponibilidade dada pelo Ministério Público.

modelo 02