4º Ano constrói geradores de energia

4º Ano constrói geradores de energia

Quando ouvimos a palavra “gerador”, nosso cérebro já nos conduz a imagem de uma grande, pesada e complexa máquina impossível de ser reproduzida em sala de aula. Porém, entendendo o princípio de funcionamento de um gerador, é possível reproduzi-lo de forma simples e sem grandes complicações.

Durante duas semanas, os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio assumiram o papel de investigar as possibilidades de transformação da energia.

Inicialmente os alunos realizaram uma vasta pesquisa para coleta de dados em busca de informações e conhecimento sobre como funciona a conversão da energia mecânica (do movimento) em energia elétrica.

Com todos os dados anotados, os alunos partiram para a realização de atividades práticas e experimentais dentro e fora da sala de aula. O espírito investigativo permeou todo o projeto, que teve a sua conclusão com a construção de simuladores de turbinas de usinas hidrelétricas, associando a teoria à prática.

A realização de experimentos em sala de aula é um bom caminho para fazer com que os alunos tomem gosto pela matéria e pelo assunto que está sendo estudado.

Princípio de funcionamento de um gerador de energia

Um gerador de energia nada mais é do que uma máquina que transforma trabalho em energia elétrica. Trabalho, neste caso, se refere à relação entre força e deslocamento. Para exemplificar, podemos pensar na geração de energia em hidrelétricas. Nas hidrelétricas, a força da água é a responsável por gerar energia, pois a mesma recai sob uma turbina acoplada ao rotor de um motor, assim a força do deslocamento da água recaindo sobre a turbina faz o rotor do motor se movimentar, gerando a energia elétrica que chega às nossas casas.