Ex-aluno do CSA participa da produção da animação 100% brasileira, Chef Jack

Ex-aluno do CSA participa da produção da animação 100% brasileira, Chef Jack

Otávio Azevedo Garcia, ex-aluno do Colégio Santo Antônio, formou-se no curso de Cinema de Animação e Artes Digitais, na UFMG. Hoje, trabalha em uma produtora de animações mineira e contribuiu no desenvolvimento do filme ‘Chef Jack‘.

Otávio Garcia se formou no Colégio Santo Antônio há menos de 10 anos, mas já conseguiu, em sua carreira profissional, participar do desenvolvimento de criação de um filme. Para Otávio, foi importante a formação que teve no CSA. “Foi no 3º Ano que, por estar muito bem nas matérias de exatas e natureza, aprendi a gostar de estudar as matérias de humanas e linguagens como História do Brasil, Geografia e Literatura (que são coisas com que ainda tenho contato até hoje). Na formação artística, foi muito importante que existissem as aulas de Artes uma vez por semana no 3º Ano para que eu sempre lembrasse o quanto gostava daquilo”, disse.

Otávio Garcia em sua mesa de trabalho

Para chegar ao ponto em que Otávio Garcia veio a participar de uma grande produção do cinema mineiro, é necessário, antes, recapitular como foram os seus primeiros passos ainda no curso de Cinema e Artes Digitais. “Por entrar em um curso mais desconhecido (Cinema de Animação e Artes Digitais), sempre ficava na dúvida se o mercado profissional da área conseguiria abarcar a demanda de profissionais formados e, por isso, me esforcei bastante e fiz com que minhas incertezas se transformassem em combustível de estudo. O CSA foi muito importante para que eu mantivesse a disciplina necessária para conseguir estudar por fora da Faculdade o que hoje mais utilizo no trabalho, a pintura digital. Então, no segundo ano de Faculdade, mandei meu portfólio para uma produtora de BH, fiz um teste e acabei passando para participar do primeiro longa de animação produzido em Minas Gerais como cenarista. De lá pra cá, continuei na área com projetos de curtas metragens e hoje estou acabando minha participação no segundo longa (agora de uma produtora do Rio de Janeiro).”

Danton Mello, Otávio e a equipe de produção do longa

Depois de deixar o Colégio Santo Antônio, Otávio lembra com carinho do aprendizado dentro da Instituição. “Não só nas salas, mas no colégio como um todo, aprendi coisas muito importantes pra mim que levarei pra sempre, como a responsabilidade, autonomia, liberdade, amizade e o senso de comunidade. Não importa onde estivermos, sempre estaremos com pessoas. E com elas somos mais fortes. Não sei quem disse algo parecido com isso, mas a felicidade quando compartilhada se multiplica, mas tristeza partilhada, é tristeza dividida”, contou.

Por fim, Otávio deixa um conselho para os alunos que querem seguir os seus passos nas animações. “Se eu pudesse dar um conselho para quem quer seguir passos parecidos com os meus e tentar um curso talvez mais incerto, desconhecido ou contra as pressões que sofremos nessa idade de escolhas profissionais, falaria que não vai ser fácil, o mundo é complicado. Pode dar errado com você fazendo o que gosta e fazendo o que não gosta. Então ‘junta seus pedaços e desce pra arena’. Não tenha medo de se descobrir, de mudar, de seguir em frente, de lutar e, principalmente, curta o percurso; o objetivo final nunca é mais importante, a linha da vida é longa e as conquistas são sempre pontos específicos dela que não se sustentam sozinhos. Em primeiro lugar, seja feliz!”

Otávio e seus colegas de trabalho no lançamento da animação Chef Jack

Sobre a animação Chef Jack

A animação 100% brasileira, criada em Minas Gerais, “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro” chega às telonas no dia 19 de janeiro de 2023, com uma história de aventura e amizade.

O longa conta a trajetória de um prodígio da culinária que viaja o mundo todo atrás de ingredientes raros para a criação de receitas únicas. Jack é bastante autoconfiante, mas, como todo mundo, acaba cometendo um erro, o que coloca a sua reputação em risco.

Para dar a volta por cima, o chef decide participar da maior competição de culinária de aventura do mundo, a Convergência de Sabores. Ao lado de um parceiro novato e sonhador, ele aprende “na marra” a trabalhar em equipe.