Metais e Sustentabilidade

about us page title image
  • Metais e Sustentabilidade

    Metais e Sustentabilidade

    O ano de 2019 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, pois é neste ano em que a tabela completa 150 anos.

     

     

    O Ano Internacional da Tabela Periódica tem como objetivo reconhecer a importância da tabela como uma das conquistas mais relevantes da ciência moderna, refletindo a essência da química, da física, da biologia e de outras áreas puras da ciência.

     

    Neste ano, porém, acontecimentos evidenciaram grandemente os aspectos negativos da mineração e das mineradoras em nosso estado. Pensando nisso e na importância dos metais para a sociedade atual, os professores de Química do Colégio Santo Antônio propuseram um trabalho em grupo para os alunos da 1ª Série com o objetivo de despertar para a consciência crítica em relação à exploração sustentável dos metais.

     

    Experiências em sala de aula

     

    O trabalho consistiu na elaboração de um material educativo que tratasse da exploração sustentável de um metal, previamente definido para cada grupo. Os estudantes se empenharam muito e produziram trabalhos com formatos variados e bem interessantes.

     

    Estudantes que criaram um jogo de tabuleiro

     

    A criatividade dos alunos chamou a atenção! Surgiram jogos de tabuleiro, músicas, vídeos, aplicativos e sites, a maior parte deles de muita qualidade, tanto no que diz respeito ao conteúdo quanto ao cuidado com a forma de apresentação.

     

    Confira alguns trabalhos selecionados:

    Vídeo:  Paródia para o Estanho: https://youtu.be/dfbmrCREPiU

    Vídeo:  Paródia para o Rádio: https://youtu.be/t-x4sEVBoz0

    Aplicativo: O Manganês: https://kalildev.github.io/manganese_app/#/

    Apresentação: O Zinco: https://prezi.com/embed/1qgd10pta7fs/

    Vídeo aula: Rutênio: https://youtu.be/aNUiUhTBbmU

    Site: O Titânio: https://portalmineral.wixsite.com/website-1

     

     

    Leave a comment

    Required fields are marked *