Partiu intercâmbio: alunos do CSA ganham bolsas para cursos de verão na Alemanha

Três alunos do Colégio Santo Antônio, Ezequiel Araújo e Ana Luiza Santos, do 1º Ano do Ensino Médio, e Arthur Dias, do 2º Ano do Ensino Médio, ganharam bolsas de estudo do Goethe-Institut. No dia 2 de julho, os ganhadores embarcarão para a Alemanha para um curso de verão com duração de três semanas.

O ensino da língua alemã no Colégio Santo Antônio faz parte da iniciativa “Escolas: uma parceria para o futuro” (PASCH), lançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Alemanha. De acordo com a professora de Alemão Juliana Jardim, para os alunos obterem essa bolsa, é necessário se dedicar muito. “Para ganhar a bolsa, não basta apenas ter um ótimo desempenho nas aulas de Alemão e o diploma de proficiência do nível A1. É desejável também um ótimo desempenho nas demais matérias escolares e a participação em outras tarefas e atividades extracurriculares, a fim de possuir um currículo interessante”, explica.

Durante as três semanas de curso presencial, os alunos passarão por aperfeiçoamento da fala, da leitura e da escrita. Esse é mais um grande incentivo ao aprendizado da língua alemã.

“O impacto da bolsa é enorme, pois além do ganho no aprendizado do idioma, os alunos têm a oportunidade de conhecer a Alemanha, pessoas e culturas do mundo inteiro. É uma experiência enriquecedora para a formação pessoal do estudante”, complementa a professora Juliana.

Os alunos ganhadores estão ansiosos por essa experiência. “Estou muito empolgada com a viagem. Tenho certeza de que será ótima e que eu vou aprender bastante”, conta, animada, a aluna Ana Luiza Santos.

O professor de Alemão Albert Compart explica que a conquista da bolsa de um dos alunos ganhadores, Arthur Dias, veio, dentre outros motivos, por sua participação ativa no projeto “JuniorUni”, desenvolvido pelo Instituto Goethe.

“Esse projeto oferece a possibilidade de explorar as áreas de Energia e Sustentabilidade, Astronáutica, Tecnologia, Ciências da Natureza e Robótica, na Alemanha, aperfeiçoando assim seus conhecimentos de Alemão, junto com estudantes de diversos países”, explica Albert.